iconezl

ZL Vórtice é um projeto de investigação e práticas urbanas experimentais. Reúne pesquisadores, arquitetos, engenheiros e artistas, junto com as comunidades locais, em colaboração com instituições públicas e privadas voltadas para a urbanização, a preservação ambiental, a inovação tecnológica e a participação social.

O projeto abarca o território delimitado pelas avenidas Aricanduva e Jacú-Pêssego. Ao norte, a várzea do rio Tietê, e no vértice, ao sul, o parque do Carmo. Essa área da Zona Leste de São Paulo passa por intensos processos de transformação, devido aos grandes investimentos em infraestrutura e equipamentos públicos. É o lugar da emergência de novas configurações urbanas e de novas práticas sociais. Mas também apresenta situações críticas, resultantes de ocupações em várzeas e córregos, moradia precária e mobilidade e conectividade limitadas.

Numa primeira etapa, ZL Vórtice foca na várzea do rio Tietê. Os bairros formados pelas ocupações da várzea _ União de Vila Nova,  Jardins Lapenna, Helena e Romano _ configuram um urbanismo infraestrutural, em que grandes obras de drenagem e contenção ocorrem simultâneamente a processos de reestruturação dos assentamentos. Nos limites da cidade, os processos urbanos envolvem moradia precária, grandes obras de infraestrutura metropolitana e necessidade de proteção ao meio ambiente.

O projeto ZL Vórtice, em cooperação com a CDHU, a Fundação Tide Setubal e o Instituto Alana, está preparando um encontro sobre as áreas críticas de ocupação na Várzea do Tietê, na perspectiva da urbanização, moradia e meio ambiente. O objetivo é buscar novos conceitos, modos de cooperação e tecnologias para enfrentar as condições extremas relacionadas à habitação, enchentes e preservação ambiental na área.

 

Coordenação

Nelson Brissac Peixoto

 

Oficinas

 

Nossa calçada – Regina Silveira

Reuso de materiais – Beto Paiva

Processos construtivos – Elisa Bracher

Sensoriamento das águas fluviais – Marcus Bastos e Samanta Fluture

Monitoramento ambiental – Fernando Velazquez e Guima San

Mapeamento online / resíduos sólidos e lixo – Renato Hildebrand (PUC/SP e MIT)

 

Canteiros

FabLab USP – Paulo Eduardo Fonseca (FAU/USP)

 

Apoio

CDHU (Gerência de Ações e Recuperação Urbana) – Viviane Frost, Walkyria Marques de Paula e Deborah Estri Motta.

Fundação Tide Setubal – Paula Galeano e José Luiz Adeve (Cometa).

Instituto Alana – Andrea Bargas

Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Eduardo Trani

 

Associação dos Moradores do Jd Pantanal / Jd Helena (Amojap)

Entidades de moradores de União de Vila Nova (Viveiro Escola e NUA)

Associação e Fórum dos Moradores do Jardim Lapenna

 

e-mail para contato: zl.vortice@gmail.com

facebook do projeto: https://www.facebook.com/zl.vortice
scoop do projeto: http://www.scoop.it/t/zlvortice

 

 ARTE_CIDADE_logo_300px

 

Anúncios