Seminário ZL-Vórtice / CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo

02/09/ 2014


 


 

1 – Eduardo Trani – Evolução histórica da ocupação da Várzea do Rio Tietê

A história da ocupação da Várzea do Tietê é um registro da complexidade das condições urbanas nas áreas periféricas de São Paulo, especialmente na zona leste. A precariedade da ocupação territorial tornaria muito difícil o trabalho de urbanização da CDHU. A várzea, no trecho não retificado, foi invadida pelos movimentos sociais por moradia a partir dos anos de 1980. Em 1986 foi ocupado o Jardim Pantanal / União de Vila Nova. Em 1987 é criada a APA (Área de Proteção Ambiental) da Várzea do Rio Tietê, aprovada em 1998. O governo então incumbiu a CDHU de cadastrar as famílias, realizar remoções temporárias e realocá-las no local. Em 1997 a companhia inicia o projeto de urbanização da área, com o objetivo de resolver as dramáticas situações de alagamento e criar condições de habitabilidade do bairro.

Apresentação Eduardo Trani – Slides

 


 

2 – Maria Claudia Pereira de Souza – Política Habitacional SH/CDHU – Zona Leste

Apresentação das operações da CDHU a partir do Plano Estadual de Habitação de São Paulo – 2011 / 2023, projetando um déficit habitacional de 8% e 24% em condições inadequadas. O cenário fica dramático quando observamos a RMSP, com índices acima de 50% de déficit e inadequação habitacional. O trabalho da CDHU distribui-se em duas linhas, uma de recuperação urbana de assentamentos precários, requalificação habitacional e regularização fundiária e outra de fomento e subsídios com provisões de moradias. Na zona leste de São Paulo, o grande projeto da companhia é o realizado ao longo da Várzea do Tietê, onde foi implantado o projeto Pantanal, a reurbanização da União de Vila Nova, que drenou uma grande área e reassentou cerca de 3.000 famílias.

Apresentação Maria Claudia Pereira de Souza – Slides

 


 

3 – Renato Daud – Projeto Pantanal – Soluções de intervenção arquitetônica e urbanística

O projeto Pantanal foi a primeira experiência da CDHU atuando, além da provisão de habitação, em urbanização. A extensa área de 980.000 m² apresentava graves problemas: área de várzea com inundações, habitações e parcelamentos precários frutos das invasões nos anos 80, arruamento sem nenhum a infraestrutura e saneamento muito deficiente. A recuperação urbana contou com participação do DAEE para tratar da drenagem da área, o que impôs remoções e relocações incluindo várias ocupações ao longo da várzea. As novas unidades de moradia concentraram-se no bairro de União de Vila Nova, com a construção inicialmente de barracões provisórios e depois de conjuntos habitacionais. A partir de 2002 começou a ser implementado o complexo projeto de recuperação urbanística, com o alteamento das áreas inundáveis, reparcelamento das antigas áreas invadidas, calçamento de ruas sobre solo muito instável , criação de espaços públicos (Parque Central) e equipamentos sociais.

Apresentação Renato Daud – Slides

 


4 – Viviane Frost – Uma experiência de inserção social em projetos de recuperação urbana

O projeto Pantanal é apresentado pelos técnicos da CDHU como uma “mudança de paradigma” na condução de trabalhos em áreas de habitação social: fazer dos programas de recuperação urbana e socioambiental indutores do desenvolvimento local humano, comunitário e sustentável. Para tanto foi necessário uma relação de parceria com a comunidade organizada e suas lideranças. Foram instalados escritórios comunitários e os projetos passaram a ser discutidos com a população local. A metodologia, desenvolvida concomitantemente com as obras e a reação da comunidade às mudanças, é baseada na superação do modelo educador-disciplinador em favor do modelo socioeducativo-organizador; protagonismo no debate da questão urbana, do direito à cidade e da política habitacional; percepção das diferentes dimensões do território (física, econômica, simbólica e sociopolítica); adoção de práticas emancipatórias e de apropriação do novo espaço.

Apresentação Viviane Frost – Slides