ZL Vórtice vai desenvolver um mapeamento do território, em parceria com o SESC. O objetivo é detectar dinâmicas da paisagem, grandes obras de infraestrutura e reurbanização, modos de morar e produzir, dispositivos de mobilidade e comunicação, organizações e práticas comunitárias e processos urbanos críticos. As principais situações de interesse ambiental, produtivo, social, cultural e histórico. Esse material será a base para o desenvolvimento de uma ferramenta online, especialmente desenhada para que pesquisadores e comunidades possam compreender e interagir com os processos que ocorrem na região.

 

Mapeamento urbano e socioeconômico

pesquisa1

Levantamento das dinâmicas urbanas, sociais e ambientais da região. O território e as formas de ocupação, os processos produtivos, a implantação de infraestrutura e as operações de reurbanização. Análise e visualização de processos complexos em grande escala. Combinar os diferentes mapeamentos existentes sobre a região com informações inéditas colhidas pela equipe do projeto, para compor análises sobre os diferentes fenômenos abordados.

Apresentação da proposta de pesquisa – PDF 


Mapeamento sociocultural

pesquisa3

Mapeamento das organizações e práticas socioculturais, inseridas na paisagem e nas dinâmicas urbanas da região. Localizar os grupos e fenômenos culturais na história, estrutura urbana e processos de transformação da área. Registrar os relatos que fazem as comunidades, a cartografia que elas próprias desenham. Compreender os processos socioculturais no contexto urbano e econômico em que ocorrem, de modo a identificar seu potencial para contribuir para o desenvolvimento da região.

Apresentação da proposta de pesquisa – PDF

 

Plataforma ZL Vórtice

pesquisa2

O material será disponibilizado em uma plataforma digital, de acesso por computadores e aparelhos móveis, uma ferramenta especialmente desenvolvida para possibilitar às comunidades locais a difusão das práticas produtivas e criativas que ocorrem na área, bem como uma maior participação na definição de políticas públicas. Um instrumento que sirva para o fortalecimento das redes sociais, produtivas e culturais da região.

Anúncios